quarta-feira, 25 de março de 2009

VOLP - Novo Acordo Ortográfico


No dia 19 de março a Academia Brasileira de Letras lançou a quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa que incorpora as novas normas do acordo ortográfico. Segundo o informe da ABL (veja o texto completo aqui), o volume, de 887 páginas, contém 349.737 vocábulos, apresentados sob forma de lista, por ordem alfabética, incluindo-se a classificação gramatical de cada um, além dos estrangeirismos (cerca de 1500), que aparecem na parte final da obra. A impressão foi confiada pela ABL à editora Global. Para quem, como eu, ainda está confuso com hífens e afins, pode ser uma boa aquisição.
Abaixo, dois artigos que tratam de algumas repercussões das novas normas.

Novo Acordo Ortográfico gera polêmica no Acre

(texto na íntegra para assinantes da Folha de São Paulo e UOL)

Com a mudança ortográfica, "acreanos" são agora "acrianos".
"'Acriano' soa esquisito. Somos 'acreanos' há mais de cem anos, quando decidimos que não éramos bolivianos, e sim brasileiros, e conseguimos a independência. A mudança mexe nas nossas raízes históricas e cultuais", diz a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC), que lidera o movimento." [...] A ABL diz considerar positivas as manifestações como esta do Acre porque, assim, a sociedade pode discutir questões relacionadas à língua. Segundo a assessoria da academia, "nunca houve no país uma discussão tão rica e profícua".

Um artigo da BBC Brasil fala das perdas e ganhos do mercado editorial com
o novo arcordo:

Mercado editorial conta lucros e prejuízos com acordo ortográfico

O site da BBC Brasil traz, ainda, uma excelente sessão especial com vários textos sobre o acordo, reunindo opiniões dos dois lados do Atlântico.

Nenhum comentário: