quarta-feira, 21 de novembro de 2007

1001 Dúvidas de Português


Outro dia, deixei o orgulho em casa e comprei a versão portátil do livro 1001 Dúvidas de Português de José de Nicola e Ernani Terra (Ed. Saraiva, 2006). De acordo com a apresentação, o propósito do livro é: “Atender ao leitor comum, aquele que tem uma dúvida gramatical e precisa solucioná-la de modo rápido e preciso. Muitas vezes, esse leitor, mesmo de posse de uma boa gramática e um bom dicionário, não consegue resolvê-la em tempo hábil. Este livro não pretende — nem seria possível — substituir uma boa gramática e um bom dicionário”.

Quanto aos dicionários de língua portuguesa, trabalho com o Houaiss e o Aurélio, ambos em formato digital. Quanto à gramática, tenho a do Cegalla, não muito prática para o meu trabalho. Estou providenciando outra que me foi recomendada (mais sobre isso em breve).

O 1001 Dúvidas cumpre o que promete. Tirando vários verbetes excessivamente básicos (p. ex.: “mortadela”, e não “mortandela”; “optar”, e não “opitar”), ainda sobram tópicos úteis com explicações simples e objetivas como:

A ANOS / HÁ ANOS
Na indicação de tempo, emprega-se para indicar tempo passado (equivale a “faz”).
dois meses que ele não aparece.
Ele chegou da Europa um ano.
Utiliza-se a para indicar tempo futuro.
Daqui a dois meses ele aparecerá;
Ela voltará daqui a um ano.

Também traz um formulário ortográfico (ainda não terminei de ler) e um índice alfabético-analítico no final.
Não é um estudo profundo da nossa língua, mas rende uma boa leitura de sala de espera.
Tentarei me lembrar de incluir mais verbetes do 1001 Dúvidas em posts futuros.

Nenhum comentário: