quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Happy Valentine's Day?

A meu ver, quem trabalha com a língua inglesa faz bem em manter contato com as culturas em que o idioma é falado. Daí a lembrança de que em vários países comemora-se no dia 14 de fevereiro Valentine' s Day. Traduzido com freqüência como "Dia dos Namorados" (um equivalente não muito exato, pois, pelo menos nos Estados Unidos e Canadá, a data também é comemorada entre amigos e parentes), Valentine's Day tem uma história rica que, como outras datas comemorativas, entretece cristianismo, paganismo e comércio. O periódico Christianity Today traz um artigo curto com um resumo dessa história e mostra a mudança de significado do termo Valentine ao longo dos séculos. Quem quiser saber mais pode seguir os links no final do artigo.

Não obstante as origens e o significado da data, uma forma apropriada de comemorá-la é lembrar das palavras do apóstolo João sobre o verdadeiro amor:
"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos" (1Jo 3.16).

2 comentários:

Anônimo disse...

Que riqueza o Valentine's Day. Além da história bonita, o original tem uma "química" legal sobre amizade, amor e integração. Creio que não precisamos ter uma data específica para lembrar o quanto é importante o amor, a compaixão e relacionamentos fortes. Contudo, a falta de uma data no calendário brasilero, faz falta. Principalmente por que não nos lembramos de dizer aos queridos o que são importantes e o quanto os amamos. Obrigado Susana pela lembrança da data.

Priscilla disse...

Engraçado que este dia 14 para mim é o dia da mulher sábia, já que estou lendo provérbios!!

Abraços.

http://beadisciple.wordpress.com