sábado, 10 de maio de 2008

O Tradutor Supremo


Não é obrigatório ser pentecostal nem católico para lembrar que no próximo domingo, dia 11 de maio, comemora-se Pentecostes ou a festa do Divino Espírito Santo.

Tudo começou quando Deus ordenou aos israelitas recém-saídos do Egito que celebrassem a “Festa das Primícias”, na qual deviam apresentar ao Senhor os primeiros frutos da colheita. A festa seria observada num domingo, cinquenta dias depois da Páscoa, daí o nome Pentecostes que, em grego, significa “quinquagésimo”.

Vários séculos se passaram e, logo depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, algo extraordinário ocorreu em Jerusalém. Um grupo de seguidores de Cristo estava reunido numa casa quando todos ouviram um som como de trovão. Um vento forte envolveu e encheu o local e, sobre a cabeça de cada um dos presentes apareceu uma espécie de chama, uma língua de fogo.

Todos receberam dentro de si o Espírito Santo, conforme Jesus havia prometido aos seus discípulos antes de partir: “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14.26).

Jesus sabia que não ficaria muito tempo na terra com seus discípulos. Também sabia que, como todos nós, eles tinham memória de peixe e volta e meia sofriam crises de pânico. Garantiu, portanto, que quando ele próprio não estivesse mais por perto de forma visível, o “Consolador” os socorreria e lhes refrescaria a memória.

“Consolar” quer dizer aliviar o sofrimento. O Espírito Santo alivia o nosso sofrimento ao nos ajudar a lembrar do amor e cuidado de Deus por nós e entender as verdades que Cristo ensinou. O verbo “consolar” também pode ser traduzido como “confortar”, que significa dar forças, fortificar.

Mesmo quando não entendemos as dificuldades que enfrentamos, o Espírito que habita dentro de nós compreende o agir de Deus em nossa vida. Ao mesmo tempo, conhece “o nosso lado da história”.

Tamanho é o amor de Deus Pai e de Cristo, o Filho, por nós que não nos deixaram sozinhos, entregues à nossa própria sorte para tentar obedecer aos preceitos de Deus e ser imitadores de Cristo. Enviaram o Espírito Santo, uma parte deles mesmos (!) para nos ajudar em todas as coisas.

Uma das verdades acerca do Espírito que me anima e comove é seu papel como o mais perfeito de todos os tradutores-intérpretes. Quando não somos capazes de nos comunicar devidamente com Deus, o Espírito “intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26). Traduz anseios que mal conhecemos e expressa para o Pai, de modo adequado, aquilo que se passa no mais íntimo de nosso ser.

Creio que o Espírito nos ajuda, ainda, a articular nosso louvor, adoração e gratidão a Deus. Além disso, ele guia, ensina, dá vida, fortalece, nos capacita para ajudarmos outros cristãos a crescerem e se desenvolverem, concede fé, faz milagres, luta conosco nas guerras espirituais que enfrentamos, nos alegra, regenera e renova, oferece esperança e liberdade, e por aí afora.

Nem sempre vamos sentir o calor da chama do Espírito dentro de nós, mas se tomarmos o sério propósito de andar com Deus a cada dia, saberemos que o Espírito está presente, nos ajudando e fortalecendo em todas as coisas.

Quando estivermos sobrecarregados de serviço ou aflitos por falta de clientes, angustiados com prazos, cansados de ver o Word aberto na tela do computador e perdidos na organização de nossas prioridades, o Espírito nos socorrerá.

Quando estivermos felizes e realizados, motivados por projetos empolgantes e alegres com as dádivas de Deus, o Espírito nos ajudará a lembrar de agradecer e louvar ao Doador.

A Festa das Primícias convidava os israelitas a demonstrarem gratidão e confiança na provisão de Deus. Os primeiros frutos eram promessa e garantia de uma colheita abundante. De acordo com Romanos 8.23, temos “as primícias do Espírito” dentro de nós e 2Coríntios 1.22 diz que Deus “nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração”.

Pentecostes nos convida a demonstrar gratidão e confiança em Deus. Gratidão porque Deus nos socorre e cumpre seus propósitos na vida dos cristãos e na Igreja de Cristo mediante a operação do Espírito Santo. Confiança, porque o Espírito que habita em nós é a garantia de que todas as promessas de Deus se cumprirão no devido tempo e a maior de todas as promessas é a de vida eterna com o Deus Triuno.

Um alegre Pentecostes para você!

(Tirei a foto acima em Parati durante a Festa do Divino em 2006.)

Nenhum comentário: